P�ginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

De perto, ninguém é normal!


Saber conviver com as diferenças é a maior virtude do ser humano. É um desafio constante conviver em meio onde tudo e todos são diferentes de você, nem irmãos gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou quanto gêmeos houver não convivem com pessoas exatamente iguais a eles, pois podem até parecer por fora, mas cada um tem sua essência e cada um é do seu jeito.
Assim somos nós vivendo entre bilhões de pessoas que são diferentes um do outro! Cada um é de um jeito, pensa de uma forma, com gostos diferentes e que pertencem as mais diversas tribos. Rico, pobre, cabelo liso, cacheado, crespo, preto, branco, amarelo, um verdadeiro arco-íris e falando nessa diversidade de cores, cada um com sua opção sexual.  Convivemos com a diversidade todo dia, a todo minuto. Dentro de nossa casa, na escola, trabalho, faculdade ou até entre amigos.
Cada um é do seu jeito, a diferença nem sempre é tão visível, mas existe, o outro pode até imitar, mas nunca ficará igual! Isso! Cheguei ao ponto principal, ninguém é igual a ninguém, somos todos diferentes e o mais importante é sabermos respeitar cada um com seus contornos, gostos, opiniões, jeitos e pré-jeitos.
E que chato seria viver no mundo que todos fossem iguais! Iria parecer viver entre sombras onde você levanta o braço e o outro imediatamente repete seu passo, nossa que chato! Ser diferente é legal como diria aquele slogan, e mais legal ainda é sabermos conviver e respeitar toda essa diferença que ajuda a nos melhorar como ser humano, melhora a vida do outro que não se sentirá excluído e dá um chá de educação, lição e tudo mais para aqueles que ainda não possuem esta virtude.
Cada um com sua ideologia, crença, cultura, cada qual com sua essência, com suas características, com seus gostos! Vivemos em um mundo de diferentes,essas diferenças são as mais diversas, das mais simples as mais complexas e a melhor forma de ajudar primeiramente é respeitar o outro do jeito que é. Enquanto você pode estar se achando “normal”, “ perfeito”, o dono da “verdade”, cheio da “razão” tem outro lá do outro lado da rua que lhe acha diferente e assim somos, todos diferentes! Que tal aprendermos a escutar mais o outro, compreender sua história, conviver com suas diferenças e aceitar ele como é, nem sempre a única verdade é a nossa, todos nós temos defeitos. O Chico já dizia “procurando bem, todo mundo tem” só podia ser o Buarque pra falar isso de uma forma tão simples! Mas é simples, nós que complicamos, todos temos defeitos, todos somos diferentes um do outro. Portanto, respeitar é essencial e fundamental! Afinal, como diria outro grande artista o Caetano Veloso de perto ninguém é normal!


Layssa Santos

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Silêncio


      Às vezes eu preciso ficar sozinha e me encontrar com o silêncio. Para ouvir meus pensamentos e desejos. Reavaliar meus planos, chorar escondida para que ninguém saiba de minhas fraquezas, para rir daquela situação besta! Sonhar acordada os meus sonhos. Sentir minha respiração e o pulsar do meu coração. Para ser envolvida pelo vento que vem da janela aberta, olhar para o céu e contemplar o quanto é bonito as coisas simples. Não que eu não goste do barulho, gosto sim! Depende do dia e do momento. Mas, hoje quero o silêncio! Preciso descansar o corpo, minha alma e meu coração, acalmar minha mente agitada. Preciso do silêncio para falar com Deus, dizer a ele como anda minha vida, como foi meu dia. Entregar-lhe meus planos e confidenciar meus segredos. Dizer: -Pai, como eu te amo, em ti eu descanso. E assim encontrar paz, a paz que pede meu coração!

Layssa Santos

" As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem".

Chico Buarque 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Arriscar


Eu quero ter o direito de arriscar! Todos nós deveríamos ter esse direito, na verdade temos! Mas, uns ficam preso ao medo de sair da linha, de ser criticado, apontado, de tudo dar errado, de descobrirem que não é perfeito, mas não somos! Se eu tenho esse direito, eu quero usa-lo, dá a cara à tapa, tentar, se der certo ótimo, se der errado, usei o meu direito.
Eu quero andar nos caminhos que escolhi sem medo, sem cobranças, sem palpites de quem não conhece meus desejos, meus sonhos, anseios, medos, delírios ou até devaneios.
Quero me permitir, me jogar, mergulhar no que eu tenho vontade de experimentar, de fazer, de conhecer, quero voltar atrás quantas vezes eu desejar, sem cobrança de ninguém, quero seguir para onde eu quiser, para onde meu coração mandar, para onde o vento me levar.
Agora me diga você que tem medo de arriscar, que tem medo de errar, como você vai saber se poderia ter dado certo, se poderia ter acertado, se poderia ter chegado lá! Só o não medo de errar que nos leva a perfeição, a concretizar planos, a sermos mais felizes, a sermos uma pessoa realizada, pois com os erros aprendemos os erros nos leva ao acerto.
Por isso se irei acertar, eu não sei! Se irei sofrer com minhas escolhas, não sei! Apenas quero seguir a trilha que meu coração me impulsiona, que meu desejo me leva. Se der certo, graças a Deus, se não, pelo menos valeu e assim vou continuar errando, tentando arriscando, até acertar! Prefiro correr o risco de poder acertar ou não a ver minha vida passar e não fazer nada!

Layssa Santos

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Desapega!



E se alguém me perguntar como estou, qual é meu status, certamente irei responder que me encontro numa fase de vida que estou me desapegando de tudo que me faz mal, de tudo que não cabe mais em mim, me libertando do que e de quem me leva a tristeza e deixando de lado tudo que não me acrescenta. Estou me refazendo, costurando pedaços e seguindo em busca de encontrar sorrisos nos lábios.
Entre os caminhos tortos, agora procuro o caminho certo, e o certo para mim é o que me faz feliz. Assim, sigo me desapegando das coisas que já passaram e que não podem voltar atrás. Existem coisas que precisam ser deixadas no passado e abrir espaços para o novo entrar.
Troquei de disco, mudei de ritmo, virei à página e me permiti a uma nova historia com outros tons e outros sabores. A vida é feita de fases, ela é cíclica. É necessário entendermos quando se encerra alguma etapa, não adiante insistir, desapegar é a palavra chave para a vida continuar, para a vida seguir!
Soltei, deixei ir e mergulhei no presente, sem me preocupar tanto com o futuro, sem culpas, tensão, muito menos magoa do passado. Estou me permitindo, me libertando, me renovando. Desapegando é isso que estou fazendo, é assim que estou vivendo, me fazendo feliz, me deixando ser feliz e sendo feliz!

Layssa Santos

terça-feira, 13 de maio de 2014

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Enfrentando vilões

   

          Ás vezes dá uma vontade de fugir de todos, de tudo, daqui, de você, de mim! Correr pra bem distante para um lugar onde lembranças não atormentem, onde esperanças se renasçam, fugir daquilo que nem sei explicar, mas sinto!  São tempos de nuvens cinza, de céu nublado.
Em meio a tudo isso percebo que o arco- ires que busco na tentativa de encontrar o sol iluminado não estar tão longe, esta bem ali dentro de mim e que não adianta fugir, nem correr pra longe, muito menos morar em outro lugar. Todo mundo tem seus medos, conflitos, decepções, magoas, frustrações por mais que uns escondam, disfarcem, ou outros abram o jogo.
Mas todos, exatamente todos tem e passam por isso, o importante e necessário é enfrentar nossos maiores vilões que residem dentro de nós. Porque se eles não forem encarados não importa para onde você for, eles sempre te acompanharão. A dor só vai embora quando abrimos a porta para elar ir, a decepção só será curada se não ficarmos remoendo e mastigando lembranças, magoas se resolverão quando virarmos a página, frustações serão superadas quando forem encaradas frente a frente e a felicidade só chegará quando você se permitir viver sem medo e pra ser refletida e vivida ela tem que ser encontrada dentro de você mesmo.
Ai sim! Quando fizer as pazes com você , quando abandonar as bagagens pesadas e se tornar leve irá perceber que não precisa ir para muito longe para mudar sua vida e se livrar das dores, você só precisará se encarar. Encarar e enfrentar seus próprios desafios, ganhar essa luta e tomar tudo como uma lição, respirar fundo, se recompor e o mais importante seguir e se deixar ser feliz.
Layssa Santos